sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dica de cinema

Nós fomos assistir no cinema o filme que em português está com o título de "O fantástico Sr. Raposo", é uma fábula dos tempos modernos, muito interessante, não é muito para criança, mas o Arthur foi e gostou, não amou como eu e o Ravi, mas gostou.
A animação é feita em stop motion, aquela técnica que foi muito usada nos anos 60 em uns especias de Natal, como Rudolph the Red Nosed Reindeer, que consiste em filmar quadro a quadro. Quando vi o trailer não vi a hora de ir assistir. Os bonecos, personagens da estória, são muito bem feitos e o filme tem a mesma cara dos filmes de época, com uma trilha sonora que foi pura nostalgia e que deu o clima certo para a animação. Fiquei contente em ver que essa técnica não foi esquecida e substituída pelos computadores.
Por outro lado, fomos assistir antes de ontem, a animação da Disney em 3D "Christmas Carol" e eu mais uma vez fiquei decepcionada com a qualidade da tecnica de animação: motion-capture, que consiste em capturar os movimentos de personagens reais (expressões faciais, movimentos corporais etc) e colocar em personagens de animação, pois pareciam que eles estavam descontrolados e o filme, que já tem um clima meio sinistro, ficou mais bizarro ainda com as personagens se movimentando de forma estranha. Essa tecnica também foi adotada na animação preferida do Arthur: Polar Express, que também não me agradou pelos mesmos motivos. Acho que essa técnica nunca vai conseguir ficar perfeita enquanto quiserem deixar perfeita, muito parecida com humanos reais, acho que o melhor é deixar com cara de desenho mesmo.
Bom, fica aí a dica: O Fantástico Sr. Raposo ou Fantastic Mr. Fox.
Ah, o filme é baseado no livro homônimo.
O trailer é esse:

3 comentários:

D. e CM. disse...

Acho que ta pra chegar este filme no Brasil,
Nunca assisti filmes com esta animação, só alguns clips do Smashing Pumpinks srsrsr

Tudibom

Danielle

Soraya Wallau disse...

Assista! Eu gostei muito!
Bjinhos

Unknown disse...

Show o trailer! Excelente dica Soraya.