quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Nós também somos diferentes

Uma das coisas que eu acho mais interessantes por aqui é fato de podermos conviver com muitas culturas, tendo filhos na mesma escola, vivendo no mesmo condomínio, ou frequentando os mesmos lugares.
Eu tenho uma conhecida que é muçulmana, a filha dela é a melhor amiga do Arthur, e nós acabamos por nos tornarmos muito próxima.Hoje nós estavamos falando justamente sobre como é importante a gente conseguir entender as outras culturas e religiões, já que os nossos filhos irão frequentar a mesma escola, e que eles vão ser adultos com o mesmo conteúdo. Qual a diferença entre nós? A vestimenta? Será que isso é mesmo importante?
Bom, eu penso que não. Na verdade, uma vez eu fiquei intrigada se ela não fica com calor usando o lenço no verão, e quando eu perguntei ela ficou muito feliz, me agradeceu por ter perguntado e disse que não, por mais calor que esteja, nada se compara ao calor de onde ela veio e a roupa sempre a ajudou a ficar mais fresquinha.
Ela é bem séria, mas eu descobri que na verdade era timidez, mas que ela sorri bastante, eu fiquei feliz em não ter julgado a seriedade como antipatia, pois a fisionomia fica muito parecida...ela é muito inteligente e simpática.
Também tenho uma boa amizade com uma mãe de Montenegro, com que eu tenho longas conversas, ela me ensina muito sobre como a gente deve viver aqui, como ultrapassar as dificuldades e como não me sentir mal por não estar gostando do frio, ela também não gosta. Ela, por mais parecida que seja com a gente, brasileiro, também tem as suas crenças, é bem supersticiosa, e dá risada disso, pois na sua cultura cada tropeção, batida de dente, coceira na mão tem um significado.
A minha convivência com pessoas de outros países sempre foi muito boa, é até difícil compreender quando alguém tem restrições para com outras culturas, mas daí eu percebi que além de conhecer a cultura de outros países eu também estou conhecendo a cultura do meu próprio país.

Um comentário:

O Lacombe disse...

Isso eh que eh ser cidadao do mundo! Licao de cidadania. valeu.
bjs