terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dias de chuva são bons pra que?

Hoje está um dia horrível, típico de inverno brasileiro e outono canadense, daqueles que as únicas coisas boas pra fazer são: comer, dormir e ver filme, ah, e ler um bom livro.
Como as férias ainda estão acontecendo a televisão está em posse do pequeno, então estou lendo e se continuar assim vou ler o meu livro em poucos dias.
O livro que eu estou lendo é o primeiro do Monteiro Lobato da minha vida, mas não está me agradando muito, o livro é o tão falado O Presidente Negro. Esse livro não faz o meu gênero, pois a idéia de eugenia está fortemente defendida em suas páginas e lendo eu me sinto cúmplice (coisas de bookaholic!), não consigo ler sem me involver, e essas idéias racistas me revoltam, mas vou terminar, nem que seja pra tomar como lição do que nunca pensar.
Ao ler esse livro também fico com a maior bronca de saber que ele é considerado o pai da literatura, tá certo que o Sítio do Pica-Pau Amarelo, ao que dizem, é uma excelente literatura infantil, mas isso não elimina o fato de ter escrito esse livro que estou lendo. Também me revolta terem falado no Presidente Negro como uma "profecia" do que aconteceu nos EUA nas últimas eleições, já que a eleição de um negro, com o passar dos anos, será uma coisa muito mais comum, por existirem no decorrer dos anos muito mais negros integrados na política do que em séculos passados. Espero que as pessoas leiam esse livro apenas de forma curiosa e não como uma bíblia.
No mais hoje vamos assistir uns filminhos com pipoca e dormir cedo, sempre torcendo para que o tempo melhore para podermos rodar de bike por aí!

4 comentários:

O Lacombe disse...

Interessante. Nao sabia desse livro do Lobato. Tambem nunca li nada dele. tentei, mas nao passei de umas poucas paginas. O estilo nao bateu comigo, nao sei. Agora a chuva aqui parou e o ceu esta uma beleza, azul, sem nuvens...la vem a seca...

Soraya Wallau disse...

Ê laiá, Pedrão não tem noção de medidas.
Pois é, procurei algo do Monteiro qnd teve o negócio do Fio, sobre o Monteiro, daí vi esse livro e comprei. Tá louco, revolts!
Bjão

otahlster disse...

Gostaria que vc lesse "Negrinha" de Monteiro Lobato [Ed. Globo]. Talvez vc mude de opinião sobre o autor cujos direito autorais estão a meu cargo.

Soraya Wallau disse...

Espero q sim. Vou procurar o livro e ler.
Obrigada.