segunda-feira, 25 de maio de 2009

Busy Weekend

Na Sexta-feira nós fomos à casa de uns amigos da Bósnia e de Montenegro, eu conheço a esposa Dubravska do ponto-de-ônibus, o filho dela estuda na mesma escola que o Arthur. O marido dela perdeu o emprego nessa crise e eu dei o cartão do Ravi para ela, para que o marido pudesse mandar o curriculum para a empresa que o Ravi trabalha, daí eles vieram aqui em casa um dia para nos conhecer melhor. Eu converso bastante com ela e conheci a tia deles que estava aqui de visita e que até chorou ao se despedir de mim (ela não sabia falar inglês, mas nada que a linguagem da mímica não ajudasse, tivemos boas conversas), mas nossos maridos ainda não tinham se conhecido, apesar de trocarem e-mail. Foi bem legal ir na casa deles, que por sinal é linda, cheia de pinturas bizantinas de santos, um estilo artístico que eu adoro. Comemos umas coisas bem gostosas por lá, vimos fotos e ouvimos um pouco da música deles, vendo a filhinha, Lídia de 1 ano, dançar com a mãozinha pra cima, muito fofa!
No Sábado fomos ao festival. Lembra que eu falei em um post sobre a falta que eu sentia de atividades culturais infantis? Pois bem, matei a saudade no Calgary Internacional Children's Festival que foi maravilhoso!
O centro da cidade estava muito alegre, o Olympic Plaza, uma praça no centro, estava toda enfeitada para o festival, cheio de crianças, com música e desenhos.
Nós fomos ao Butterflies Interactive que aconteceu no Downstairs Hall, no Epcor Centre, um teatro enorme no Centro que eu ensaiava ir já fazia tempo. A atividade era mágica! Ao entrar tínhamos que tirar os sapatos e sentar na lateral, o grupo foi dividido em dois, metade de cada lado e uma mulher que parecia uma fada ia chamando as crianças para pisarem em uma tapete "mágico", quando as crianças se moviam aconteciam coisas, como as folhas que estavam projetadas no tapete se mexerem ou a lagarta andar comendo as folhas, tudo era muito abstrato, mas as crianças conseguiam entender que era um jardim, com lagartas que se transformavam em borboletas, atividade muito delicada e linda.
Depois das Borboletas nós fomo à praça esperar pela peça que nós íamos assistir depois. Lá o Arthur pode correr bastante e se divertiu muito, depois fomos comer.
Quando nós entramos no teatro vimos um elevador, daqueles antigos, que se movem por uma manivela e o Ravi não resistiu e o chamou para que fossemos dar uma voltinha. Lá dentro, do elevador, tinha um senhor muito atencioso que mostrou como funcionava e o Arthur adorou, principalmente a velocidade que o negócio subia e descia.
Ao entrarmos na sala onde ia acontecer a peça brasileira O Cano, encontramos uns brasileiros, mas apenas uns poucos.
A peça era maravilhosa, bem maluca, com uma armação de canos de pvc, que os atores transformavam o tempo todo, entre muita palhaçada, e com muita música, tirada dos canos, ladrilhos, peças de metal e até um tambor de plástico azul, bem grande, que se transformou em uma baixo. A fada da atividade interativa sentou ao nosso lado e não sabia se ria mais da peça ou do Arthur que ria tanto que até se torcia, bateu palma das músicas e dançava na cadeira. No fim, fomos comprar o dvd, cd e cumprimentar os atores. Eles são de Brasília e estão na estrada desde os anos 80! São muito simpáticos e de uma sensibilidade sem tamanho. Os canadenses e pessoas de outros países que estavam por lá adoraram e todos fizeram questão de falar com eles, me senti muito orgulhosa de ver a nossa arte ser tão bem recebida. Só fiquei triste de não ter encontrado muitos brasileiros no Festival, mas depois eu fiquei sabendo que muitos nem sabiam que estava acontecendo, mas quando eu souber de algo vou avisar ao pessoal.
No Domingo, fomos à um churrasco com o pessoal da igreja no Fish Creek, quem nos convidou foi a Scheila. Eu nunca tinha ido em um churras no parque e foi muito bacana, principalmente ver a criançada solta, brincando na lama e no rio. Voltaram pra casa imundos, cada pai tinha pelo menos um pimpolho que mais parecia um Mogli para trazer de lembrança. hahaha.
Um findi bem legal, como muita coisa boa, espero ter mais!!!

Um comentário:

Laura disse...

Que bom saber que o espetáculo brasileiro foi bem recebido! Mas fiquei espantada de saber que muitos brasileiros não sabiam... A Associação de Brasileiros mandou mensagem para um monte de gente.
Aliás, se vcs quiserem receber avisos sobre atividades culturais brasileiras é só pedir para ser incluído no mailing list. O email é info@bcaab.org Não precisa ser associado e é gratuito :)

ótima semana pra vcs!