terça-feira, 28 de abril de 2009

The Book of Negroes

Ontem eu terminei o livro The Book of Negroes, um livro maravilhoso que conta a estória de Aminata Diallo, uma personagem fictícia, mas que bem poderia ser alguém de verdade.
A estória é narrada em primeira pessoa pela própria Aminata, que vai contando todos os acontecimentos da vida dela, quando ela era criança e vivia em uma vila na África com os pais, o seu rapto por comerciantes de escravos e a sua vida como escrava, mulher negra e inteligente em uma América cheia de preconceitos.
Eu estava procurando no site da livraria se tinha algum livro num estilo que eu nunca tinha lido antes, quando vi a capa desse livro e fiquei fascinada, achei a fotografia muito linda, dei uma lida bem por cima do assunto e fiz o pedido pela internet. Também me chamou atenção o título, já que Negro é um termo pejorativo na Ámerica do Norte, depois vim a descobrir que esse é o título no Canadá, não nos EUA.
O livro é de uma sensibilidade infinita, a complexidade das personagens também é algo admirável e a pesquisa para que o livro fosse feito também é algo maravilhoso.
Eu como uma descendente de negros, infelizmente entendi a que duras penas os meus ancestrais foram parar no Brasil e torci para que meus outros ancestrais europeus não tivessem feito parte dos senhores de escravos. Me fez refletir sobre a crueldade e a falta de humanidade que pode acontecer quando as pessoas se vêm melhores que as outras.
Esse livro é recomendado para todas as pessoas e todas as idades, mas quem adora história e geografia com certeza vai adorar.

2 comentários:

The Land of Wind disse...

Hello my nerd friend! ha ha ha
Estou precisando fazer isso, Soraya. Leio muito, muito mesmo, mas sempre leio os mesmos tipos de livros, a maioria dos mesmos autores. Preciso sair desse mundinho literario e dar uma volta pelo mundao!
Acabei de ler no blog do seu Hubby que vcs ainda nao tem residencia permanente, neh? Eu tambem nao tenho, mas meu processo eh desde 2005. Toda vez que pensamos que tudo vai sair, temos que passar uma temporada fora do Canada e tudo atrasa. Arghhhh!
Mas esse ano nao sairemos mais (acredito eu).
Bjokas em voces.
Nine

Soraya Wallau disse...

Pois é, nós não temos, mas em breve nós vamos tirar \O/
hahahaha.
Quem sabe qnd vc vier a gente não faça uma troca de livros???
Bjinhos!