sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sobre as minhas leituras

A alguns anos eu assisti ao filme As Horas, um filme meio controverso quanto às opiniões de quem o assiste, mas que eu gostei muito. O filme se passa em três tempos diferentes e com mulheres obviamente diferentes, mas que estão interligadas de forma muito sutil. O primeiro conta uma parte da vida da Virginia Woolf em que ela está escrevendo um livro, o segundo de uma mulher grávida que está lendo o livro escrito por Virginia Woolf e o terceiro de uma mulher que está vivendo a mesma situação da personagem do livro, Mrs. Dalloway.
Fiquei muito curiosa em ler o livro que se chama, como a personagem, Mrs. Dalloway, procurei bastante no Brasil por esse livro, mas não consegui achar nenhum exemplar traduzido e nem sem tradução...
Quando eu estava morando em Santos o meu pai me deu a coleção da Folha, com grandes autores e entre eles estava um livro dessa autora, Rumo ao Farol, eu li ferozmente e amei a forma como ela escreve. Fiquei tão envolvida que mal sabia, depois de um tempo, se tinha assistido um filme ou se era um livro, só fui desvendar esse mistério quando estava separando uns livros para trazer para cá.
Quando eu fui ao Brasil, estava no aeroporto aqui de Calgary e achei o livro Mrs. Dalloway em inglês e resolvi comprá-lo, estou lendo e adorando!
É um livro que trata basicamente de um dia em que a Mrs. Dalloway resolve dar uma festa, então ela começa a ter lembranças de tempos passados, ela sai na rua para comprar as coisas para a festa e vê pessoas com quem ela já esteve algum dia.
O livro é sobre a nostalgia, ao meu ver, repleto de referências a vida e pensamentos da própria autora, que era muito depressiva.
Bom, recomendo a todos que leiam algum livro de Virginia, pois além de ser uma ótima escritora, tem uma forma bem interessante de escrita, bastante descritiva e muito relacionada com os sentimentos das suas personagens.
Espero um dia poder ler algo mais dela e recomendar a vocês!

Halloween!!!

Outra vez o Halloween, mas agora morando em uma casa, então vou ter que comprar os doces para que os pestinhas não façam travessuras pelo meu pedaço.
Essa manhã foi de um movimento, que ninguém merece...
Tudo começou porque, o meu querido filhote, queria uma fantasia de fantasma, mas quando nós chegamos na loja, além de não termos achado a dita fantasia, ele ficou um pouco assustado com a quantidade de monstros e resolveu, assim bem drásticamente, se vestir de coelhinho.
Caraca, eu sou toda tatuada com um cabelo desbotado e o meu filho quer se vestir de coelhinho...
Bom, eu e o Ravi fingimos que aceitamos, mas ficamos tentando convencer o pequeno que ele podia usar as orelhinhas em casa ou na Páscoa, mas o bichinho é marrento que só a mãe dele, então não teve jeito.
Hoje de manhã acordamos o peligrino (como diria o Rapha) e vamos tentar mais uma vez, bom chegamos a proibí-lo de usar a fantasia, mas aí ele abriu um berreiro e eu num surto de genialidade resolvi, a contra gosto do coelhudo, improvisar uma fantasia de coelho cowboy.
Vesti o danado com uma roupa de cowboy, o Ravi furou o meu chapéu e encaixou as orelhas, maquiamos o pequeno e fomos pra escola, chegando lá não é que ele começou a ter vergonha de estar de coelho...
Quem vai entender? Ele disse que não tava com vergonha de estar de coelho, mas de estar pintado e ninguém mais estar...
Bom, tomara que no ano que vem ele queira se vestir de outra coisa, porque eu não tenho muita paciência, não!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sobre novelas, dublagens e dramas

Estou assistindo uma novela brasileira no canal TLN espanõl, a novela é Paginas de la Vida, ninguém merece, a que ponto uma pessoa chega só por um momento de novela, pior que eu até tenho o link de um canal brasileiro, mas é que eu adorei essa novela, então estou tendo que ouvir uns 7 caras diferentes com o mesmo dublador e a Regina Duarte com uma voz mais nervosa (chata!) do que a dela na vida real.
O emocionante mesmo nesse momento é o comercial, a maioria é de empréstimo de dinheiro e de compra de carro, ou seja, o povo pega dinheiro emprestado para pagar o carro, ou compra o carro e se endivida e pega dinheiro. hahaha.
Mas mesmo assim é legal, esse canal virou o meu favorito depois do HGtv, porque além dessa novela tem uma italiana que eu não entendo nada do que os caras falam, mas consegue ser mais dramática que novela americana, que é mais dramática que novela mexicana.
Bom, agora vou voltar pra minha novela, pois a Nanda está batendo as casuletas e agora é que a novela fica boa. ;)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Aniversário do meu pai!

Hoje é aniversário do meu pai!!!

Por muito tempo eu achei que nunca fosse conseguir ter amizade com ele, pois com a minha mãe eu tenho uma relação que vai além das palavras a gente é muito cumplice, o que é bem legal.

Meu pai sempre foi daqueles caras bem machistas, que queria escolher até como era o seu cabelo, o que me deixava maluca. Ele também não entendia porque eu lia tanto e vivia apagando a luz pra eu parar, bom, essas pentelhices que deixam qualquer ser humano maluco.

Bom, com o tempo eu comecei a não bater mais boca pra mostrar que eu era igual a ele, eu comecei a agir, dar pequenas doses de choque pra que ele visse que tudo estava diferente, até que um dia ele pensasse que tudo sempre foi desse jeito. Aí eu comecei a ter as mesmas atitudes com ele que eu sempre tive com os meus amigos, mostrar como eu era no mundo, pois não tinha motivos de vergonha. Comecei a debater sobre política, conversava de igual com os amigos dele, conversava sobre coisas estranhas com os meus tios da maçonaria, e assim, fui ganhando respeito entre as pessoas que o cercava, o que o ajudou a me ver de uma forma diferente.

Nos últimos anos quando eu estava no Brasil as maiores companhias éramos eu e ele, a gente já até podia ficar em silêncio pois um olhar já tinha o conteúdo de um texto enorme.

Nessa minha viagem pro Brasil eu percebi, e ele também, o quanto foi boa essa minha luta, pois se eu tivesse deixado passar, se tivesse ficado na cozinha com as outras mulheres, a gente jamais ia descobrir tanto um sobre o outro.

Ele ainda tem dificuldade em entender certas coisas que passam na minha cabeça, ainda tende a me imaginar uma menininha, mas isso faz parte de ser pai e de querer bem, mas o importante é que nós temos uma amizade.

Parabéns, paizinho!!! Conte sempre comigo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mais um presente

Esse fim-de-semana nós fomos às montanhas rochosas pra um passeio tipo bate-volta, eu estava pensando em continuar a comemoração do aniversário do Tutu, queria ir em algum lugar onde ele percebesse a importância da família, aí o Ravi deu a idéia de irmos pra lá, sem uma rota definida e nós fomos. Preparamos um lanche pra viagem, estocamos água e umas roupinhas caso acontecesse alguma coisa.
Quando o Tutu era bebê a gente sempre inventava uma viagem ou passeio desse tipo, se a gente ia pra Serra Negra, a gente pegava o carro e saía pelas estradas e ficava explorando a região.
Foi um fim-de-semana maravilhoso, conversamos até dizer chega, pois nós saímos de casa por volta das 11:30 am e voltamos pelas 8:30 pm, o Tutu cantou pra gente, contou estórias, dormiu, brincou e a gente se sentiu mais próximos.
No fim da viagem paramos para comer uma pizza e aí voltamos pra casa, cansados, mas felizes.
Então é isso, aniversário é celebrar o nascimento não só de uma criança, mas de uma família que se formou graças a ela. Parabéns filhotinho!!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ontem foi o níver do Tutu, fiquei feliz porque alguns amiguinhos puderam vir, quem sabe agora eu deixe de ser Mogli e comece a gostar mais de fazer festas de aniversário...
Bom, mas foi legal poder conversar um pouco, sair da rotina durante a semana, sempre dá uma aliviada, e depois que o pessoal foi embora assistimos um documentário no Discovery Channel sobre o Brasil, foi muito legal, super bem explicado, bacana mesmo.
Daí dormimos feito pedra...
Acordei com a sensação de que fechei o olho e abri. hahaha
Quando o Tutu acordou olhou no espelho e disse: "Nossa eu cresci mesmo, agora que tenho 6, né?!". Mal sabia ele que ele estava de ponta de pé. hahaha. Dei muita risada.
Muito bem e assim vão correndo os dias, falta pouco pro Natal...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Apaixonada!

Na quinta o pequeno faz 6 anos e é engraçado como a gente vai percebendo como eles vão crescendo, ao mesmo tempo que aumentam as mal-criações, a gente consegue ensinar com mais facilidade, agora a gente já tem uma conversa um pouco menos abstrata, o que dá uma satisfação gigante, pois é sinal de que todos nós estamos evoluindo como ser humano. Eu estou me sentindo o próprio Dr. Frankstein, vendo a minha criação tomando vida, mas com a diferença de que o meu é de verdade. hahaha.
Acho que eu sou meio louca, mas quem não sabe disso, porque cada vez que eu vejo o meu pequeno amo mais a humanidade e cada vez mais acredito nela, eu consigo enxergar as possibilidades do bem cada vez que eu ensino o meio filhote, cada vez que eu largo as minhas coisas para dar um minuto de atenção pra ele, tenho certeza de que ele está se tornando melhor por isso.
Agora ele está sendo alfabetizado e trás para casa 4 livros por dia, pois ele faltou durante um mês, então temos que correr atrás da bola. Os livros são bem simples, mas pra ele parecem estar escritos em grego, um sacríficio gigante, mas a gente tem tentado e o mais gostoso é saber como ele enxerga o que está tentando ler, como ele diz: parecem apenas letras, não dá pra juntar tudo ainda, mas a gente tem tentado, vamos persistindo, junto com isso eu também tenho lido um livro, na verdade uma bíblia do desenvolvimento infantil, Ellen Bee, que pra mim é a mestra nesse assunto.
Sou muito feliz por ter o meu filhote e pela possibilidade que ele me dá todos os dias de ser uma pessoa melhor e mais inteligente!
Espero do fundo do coração que todas as mães que leem esse blog, ou as futuras mães, consigam ver que o tempo que nós somos mães e, muitas vezes temos de parar de trabalhar, não é um tempo perdido, pois é o tempo em que nós nos especializamos em humanidade.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Sobre o Ensaio sobre a Cegueira

Acabei de ler um livro maravilhoso, Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, quem me indicou esse livro foi o Raphael, o Chuck, um grande amigo.
O livro trata não só da cegueira como diz o título, mas a que ponto pode ir a miséria humana em dada condição, mostra a humanidade por trás das máscaras, pois depois de um tempo sem poder ver, julga-se que não se está sendo visto e todos os pudores acabam por desaparecer com as imagens. Se os olhos são as janelas da alma, sem ver todos são como almas penadas vivendo no inferno da própria humanidade, na Terra.
O autor segue uma forma muito pessoal de escrita, onde não se encontram pontuações quando as personagens se manifetam e nem as personagens tem nomes, apenas são descritas por alguma característica particular, mas por ser um livro bem ativo e muito envolvente fica bem fácil se familiarizar com elas. Também é escrito em português de Portugal, mas não difere muito do nosso português, apenas parece um pouco mais formal.
Esse foi o primeiro livro do Saramago que eu li, mas já separei outro do mesmo autor, chamado História do Cerco de Lisboa, que eu não vejo a hora de começar a ler.
Ah, e se alguém que estiver por aqui quiser algum livro é só passar aqui no meu pedaço, pois eu trouxe vários livros do Brasil.
Aah! e para quem estiver no Brasil (ou conseguir baixar) eu indico o documentário Janela da Alma, que trata da visão e conta com o relato de várias pessoas ilustres incluindo o próprio José Saramago.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Como o Dia das Crianças está chegando, resolvi colocar aqui um filminho que é considerado o primeiro clipe brasileiro. A música pode ser que alguns não conheçam, mas tenho certeza que muitos outros reconhecerão.


Feliz Dia das Crianças para todos nós!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Oi pessoal!
Cheguei!
Tenho feito as minhas arrumações, pois por ter ficado tanto tempo fora, a minha casa perdeu um pouco da minha identidade.
Ah, mas eu queria falar de outra coisa, eu achei um blog ou site, sei lá, e queria q todos visitassem, vale muito a pena, eu dei muita risada. O nome é Sleeping Chinese, as fotos são impagáveis. Aproveitem!
Bjos.