sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sobre as minhas leituras

A alguns anos eu assisti ao filme As Horas, um filme meio controverso quanto às opiniões de quem o assiste, mas que eu gostei muito. O filme se passa em três tempos diferentes e com mulheres obviamente diferentes, mas que estão interligadas de forma muito sutil. O primeiro conta uma parte da vida da Virginia Woolf em que ela está escrevendo um livro, o segundo de uma mulher grávida que está lendo o livro escrito por Virginia Woolf e o terceiro de uma mulher que está vivendo a mesma situação da personagem do livro, Mrs. Dalloway.
Fiquei muito curiosa em ler o livro que se chama, como a personagem, Mrs. Dalloway, procurei bastante no Brasil por esse livro, mas não consegui achar nenhum exemplar traduzido e nem sem tradução...
Quando eu estava morando em Santos o meu pai me deu a coleção da Folha, com grandes autores e entre eles estava um livro dessa autora, Rumo ao Farol, eu li ferozmente e amei a forma como ela escreve. Fiquei tão envolvida que mal sabia, depois de um tempo, se tinha assistido um filme ou se era um livro, só fui desvendar esse mistério quando estava separando uns livros para trazer para cá.
Quando eu fui ao Brasil, estava no aeroporto aqui de Calgary e achei o livro Mrs. Dalloway em inglês e resolvi comprá-lo, estou lendo e adorando!
É um livro que trata basicamente de um dia em que a Mrs. Dalloway resolve dar uma festa, então ela começa a ter lembranças de tempos passados, ela sai na rua para comprar as coisas para a festa e vê pessoas com quem ela já esteve algum dia.
O livro é sobre a nostalgia, ao meu ver, repleto de referências a vida e pensamentos da própria autora, que era muito depressiva.
Bom, recomendo a todos que leiam algum livro de Virginia, pois além de ser uma ótima escritora, tem uma forma bem interessante de escrita, bastante descritiva e muito relacionada com os sentimentos das suas personagens.
Espero um dia poder ler algo mais dela e recomendar a vocês!

3 comentários:

Eliane disse...

Oi Soraya,
adoro esse filme, nele estão três atrizes que eu gosto muito,Julianne Moore, Nicole Kidman, Meryl Streep.
Gosto tanto da Maryl Streep que dificilmente perco um filme dela. As horas , mostra a verdadeira essência do que é ser mulher.
Bom finds, Eliane.

Eliane disse...

Soraya, vc se lembra que quando eu te conheci, eu te falei que eu não lia muito, pois não me concentrava, pois é tava dando uma olhadinha na sua lista, e eu já li uma boa parte dos mesmos livros que vc rsrsrs.
Vai entender essa minha cabeça rsrsrs.
Só eu mesma.
Bjs, Eliane.

Soraya Wallau disse...

Pois é, acho q vc não lê tanto qnt gostaria, só isso. hahaha.
Tbm amo os filmes dela!!!
Bjinhos pra vc e um ótimo Halloween!!!